quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011


Frank Lloyd Wright



"Um profissional é aquele que faz o seu melhor trabalho quando menos vontade tem de fazê-lo."




Biografia

Frank Lloyd Wright nasceu na pequena cidade agrícola de Richland Center Wisconsin, nos Estados Unidos, em 1867. Frank originalmente batizado Lincoln Wright, mudou seu nome após o divórcio de seus pais em homenagem à família de sua mãe, Lloyd Jones. Seu pai, William Carey Wright (1825 - 1904) era um orador localmente admirado, professor de música, advogado ocasional e ministro itinerante. Anna Lloyd Jones (1838/39 - 1923), uma professora da escola de seu condado. Originário de Massachusetts, William Wright fora um ministro Batista mas juntou-se mais tarde a fé da família de sua esposa no Unitarismo. Ambos os pais de Wright eram indivíduos obstinados com interesses idiossincrásicos que passaram a Frank. O arquiteto relata em sua biografia que sua mãe declarou, quando esperava seu primeiro filho, que este tornar-se-ia adulto para construir belos edifícios. Decorou seu quarto com gravuras de catedrais inglesas, destacadas de um periódico, para incentivar a ambição da criança. A família mudou-se para Weymouth, Massachusetts em 1870 para que William ministrasse seus ensinamentos a uma pequena congregação religiosa.Em 1876, Anna visitou a Centennial Exhibition em Filadelfia e viu uma exibição dos blocos educacionais criados por Friedrich Wilhelm August Fröbel, os quais eram a base do inovativo currículo de seu jardim de infância. Professora experiente, Anna interessou-se pelo programa e comprou um jogo de blocos para sua família. O jovem Frank passou muito tempo brincando com os blocos. Estes apresentavam formas geométricas e podiam ser montados em várias combinações em composições tridimensionais. A autobiografia de Wright menciona a influência destes exercícios em sua maneira de encarar os projetos. Muitos de seus edifícios são notáveis pela aparência geométrica que exibem.
A família de Wright experimentou apertos financeiros em Weymouth e retornou a Spring Green, Wisconsin, onde o unido clã Lloyd Jones poderia apoiar William e ajudá-lo a encontrar emprego. Estabeleceram-se em Madison, Wisconsin, onde William ministrava lições de música e atuava como secretário da sociedade unitariana ali recentemente fundada.Em 1881, logo depois de Frank completar catorze anos, seus pais separaram-se. O divórcio foi homologado em 1885. Wright declarava nunca ter encontrado o pai novamente.[2] Foi nesta época que Wright mudou seu nome do meio de Lincoln para Lloyd. Sendo o único homem da família, Frank então assumiu a responsabilidade financeira por sua mãe e duas irmãs.
Frank Lloyd Wright  foi um arquiteto, escritor e educador estadunidense de ascendência galesa. Um dos conceitos centrais em sua obra é o de que o projeto deve ser individual, de acordo com sua localização e finalidade. No início de sua carreira, trabalhou com Louis Sullivan, um dos pioneiros em arranha-céus da Escola de Chicago. Responsável por mais de mil projetos, dos quais mais de quinhentos construídos, Wright influenciou os rumos da arquitetura moderna com suas idéias e obras e é considerado um dos arquitetos mais importantes do século XX.
Foi a figura chave da arquitetura orgânica, exemplificada pela casa da cascata, um desdobramento da arquitetura moderna que se contrapunha ao International style europeu. Foi o lider da Prairie School, movimento da arquitetura ao qual pertencem os projetos da Robie House e a Westcott House, e também desenvolveu o conceito de Usonian home do qual a Rosenbaum House é um exemplo. Sua obra inclui exemplos originais e inovativos de edifícios dos mais diferentes tipos, incluindo escritórios, templos, escolas, hoteis e museus. Frequentemente detalhava também os elementos a serem empregados no interior de suas construções, tais como mobília e vitrais.
Wright escreveu vinte livros, muitos artigos, era um palestrante popular nos Estados Unidos e Europa e grandemente reconhecido ainda em vida. Cheia de acontecimentos dramáticos, frequentemente fatos de sua vida pessoal apareciam nas manchetes dos jornais, dentre os quais os mais notáveis foram o incêndio e assassinatos de 1914 em sua residência de verão, Taliesin East. O American Institute of Architects postumamente conferiu a Wright em 1991 o título de "Maior arquiteto americano de todos os tempos.

Início da carreira

Wright frequentou aulas de segundo grau em Madison mas não há evidências que jamais tenha terminado o curso. Foi admitido à University of Wisconsin-Madison como estudante especial em 1886. Lá juntou-se à fraternidade Phi Delta Theta, frequentou as aulas de meio período durante dois semestres, e trabalhou como estagiário em engenharia civil. Em 1887, Wright deixou a escola sem que se tivesse graduado, a despeito de ter recebido da universidade um Doutorado honorário em Artes em 1955. Mudou-se então para Chicago, que ainda estava sendo reconstruída do Grande incêndio de Chicago em 1871, e juntou-se ao escritório de arquitetura de Joseph Lyman Silsbee. Dentro de um ano, deixaria Silsbee para trabalhar na empresa de Adler & Sullivan como aprendiz de Louis Sullivan.
Em 1889, casou-se com sua primeira esposa, Catherine Lee Tobin (1871-1959), conhecida como Kitty, comprou uma área em Oak Park, Illinois, e lá construíu sua primeira casa e seu estúdio. Sua mãe, Anna, logo seguiu Wright à cidade, onde comprou uma pequena casa junto a residência recém construída. Sua união com Kitty Tobin, filha de um rico homem de negócios, aumentou seu status social, e tornou-o mais conhecido.
A partir de 1890, tornou-se responsável por todo trabalho residencial da empresa. Em 1893, Louis Sullivan descobriu que Wright vinha aceitando encomendas privadamente. Sullivan sentiu-se traído ao saber que seu empregado favorecido havia projetado casas por baixo dos panos e pediu que Wright deixasse a empresa. Em necessidade constante de fundos para sustentar sua crescente família, Wright projetara essas casas de modo a suplementar sua renda insuficiente. Wright referia-se a estas casas, localizadas nas redondezas da sua própria residência e escritório na Chicago Avenue em Oak Park, como seus projetos "falsificados". Após ter deixar Sullivan, Wright estabeleceu seu próprio escritório em casa.
O escritório era formado por um grupo notável de criativos projetistas arquitetônicos . Em 1901, Wright havia terminado aproximadamente cinquenta projetos, incluindo muitas casas em Oak Park.
Frank Lloyd Wright é considerado um dos mais importantes arquitetos do século 20, tendo destaque por sua arquitetura orgânica. Para ele, a arquitetura era muito mais que uma questão de criatividade e habilidade e sim, deveria funcionar como um agente comunicador capaz de emocionar. Para Wright, o projeto deveria ser planejado de forma individual, considerando-se os aspectos de localização e finalidade. Segundo ele, forma e função eram indissociáveis. Sua valorização pelo orgânico, um dos conceitos fundamentais de sua obra, caracterizava uma contraposição ao Estilo Internacional europeu.

Ideias e conceitos

      Um dos conceitos centrais em sua obra é de que o projeto
deve ser individual,de acordo com com sua localização e finalidade.
Ele acreditava que a arquitetura não era só uma
questão de habilidadee criatividad, mas devia transmitir felicidade.
'Dizia que a "forma e a função são uma só".'
Principais Obras de Frank Lloyd Wright:


*Casa da Cascata
*Child of the Sun
*Frank Lloyd Whright Home and Studio
*Johnson Wax Building
*Museu Solomon R. Guggenheim
*Robie House
*Rosenbaum House
*Taliesin East
*The Llinois
*Westcott House


                Casa da Cascata: A casa foi planejada em 1934 e construída em 1936 por Frank L. Wright, localizada na Pensilvânia EUA.Sua principal característica foi de ter sido construída parcialmente sobre uma pequena queda de água, servindo-se de elementos naturais tais como: a vegetação,as pedras e a própria água. Hoje a casa já não é mais de propriedade familiar, é usada como veraneio (museu).

                Child of the Sun: Faz parte de um grupo de edifícios situados numa só região, localiza-se no estado da Florida EUA. Os edifícios que fazem parte do Child of the Sun são:

1.        Annie Pfeiffer Chapel, primeiro prédio terminado, 1941
2.       Seminars, Hoje centro de boslasa de estudos e tesouraria, 1941
3.       Buckner Building, originalmente Roux Library, 1946
4.       Watson Fine Building, Edifício da administração, 1949
5.       Water Dome - parcialmente construido em 1949, terminado e restaurado em 2007 segundo projeto original de Wright.
6.       Danforth Chapel - 1955
7.       Ordway Building, originalmente denominado Industrial Arts Building, 1952
8.       Polk County Science Building, conhecido como Polk Science pelos estudantes, 1958
9.       The Esplanades, em restauração
Frank Lloyd Wright Home and Studio: Localizada em Chicago, o edifício passou a ser conhecido como o principal estúdio criado por Frank. O edifício onde Frank morou com sua esposa entrou para os registros históricos do EUA.
                Johnson Wax Building: Conhecido por ser uma das principais sedes administrativas dos EUA. O edifício era revestido de tijolos avermelhados curvados, tubulações de vidros e colunas de concreto. Frank além de ter projetado o edifício também ficou responsável por projetar os móveis que neles contem.
Museu Solomon R. Guggenheim: Localiza-se na cidade de Nova York EUA, museu possui esse nome devido a homenagem a Solomon R. Guggenheim que foi o principal fundador da obra. O museu é famoso pelas linhas curvas da fachada, representando a arquitetura moderna em sua forma mais orgânica. O museu abriga importante coleção de arte moderna amealhadas pelo seu fundador e sua sobrinha Peggy Guggenheim no começo do século XX com um incalculável valor artístico e monetário.
 Robie House: A casa foi projetada e construída entre 1908 e 1909,localizada em Chicago, é reconhecida por ter um estilo arquitetônico genuianamente americano, Frank usou o melhor do estilo “Prairie”.
 Rosenbaum House: Essa casa foi projetada por Frank,porém foi construída por Stanley e Mildred Rosenbaum. Localiza-se em Florence no Alabama, a casa é composta por materiais naturais como: madeira de cipreste,tijolos, vidros e aço. Quando a familía Mildred mudou da casa em 1999, a casa  obteve diversas contradições como infiltração e acúmulo de cupins, a casa foi doada a cidade de Florence e ao mesmo tempo foi vendida por 75 mil doláres, a cidade gastou cerca de 600 mildoláres nos reparos, hoje a casa é considerada um museu.
                Taliesin East: A casa era considera uma casa de verão para Frank, localizada em Spring Green, Wisconsin. Sua construção se iniciou em 1911, Frank passou um tempo na casa após se separar de sua primeira esposa Catherine Tobin.
 The Llinois: O The Illinois foi um arranha-céu planejado por Frank Lloyd Wright em 1956, mas que nunca saiu do papel. Caso tivesse sido construído, o arranha-céu teria 1731 metros de altura e 528 andares, e seria facilmente a estrutura mais alta do mundo.
 Westcott House: A casa foi construída em1908 para Burton J. Westcott, localiza-se na cidade de Springfield, Ohio.




Casa da Casacada


Child of the Sun 
Home and Studio

Rosenbaum House

Museu Solomon R. Guggenheim

Weatcott House

The Lllinois

Robie House

Taliesin East

Nenhum comentário:

Postar um comentário